Publicidade

quinta-feira, 20 de agosto de 2015 escândalos políticos | 09:26

Denúncia contra Cunha racha o PMDB

Compartilhe: Twitter

Os aliados de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não esperavam que a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele aparecesse nesta semana. Acreditavam que isto só ocorreria depois da sabatina a que o procurador-geral será submetido pelo Senado, na semana que vem.

Mas eis que ontem o jornal O Globo anunciou que a denúncia sai esta semana. Os outros jornais confirmaram, e o pânico se instaurou na Câmara, especialmente entre os peemedebistas e aqueles de outros partidos que se aliaram ao presidente da Casa.

Na procura de um discurso, o primeiro que eles têm à mão é da perseguição de Janot contra Cunha e de um acordão entre o procurador, a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL):

Renan livraria Dilma da condenação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), onde teria três dos oito votos; Dilma convenceria Janot a livrar Renan da denúncia na Lava Jato, e Janot ficaria livre para retaliar em cima de Cunha.

“É o acordão. Se esta semana sair a denúncia contra Cunha e não sair nada contra Renan, vai ficar evidente um acordão entre Dilma, Janot e Renan contra Cunha”, disse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), um dos aliados do presidente da Câmara.

De fato, a denúncia de Janot contra Eduardo Cunha — e seu provável enfraquecimento — no mesmo período quem que a presidente Dilma se aproxima de Renan Calheiros têm um efeito positivo para o governo, conforme avalia o Palácio do Planalto. Mas esses dois fatos juntos têm também um efeito colateral perigoso: aprofundam a divisão da base governista, especialmente do PMDB.

O partido sempre foi rachado entre o grupo da Câmara, comandado por Temer e por Eduardo Cunha, e o grupo do Senado, comandado por Renan, pelo líder Eunício Oliveira (CE) e, mais recentemente, Romero Jucá RR).

Vale lembrar: Dilma e Renan vieram de um período de desentendimentos porque a presidente optou por um indicado de Temer para ministro do Turismo — o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves — em detrimento do então ministro que havia sido indicado por Renan.

Temer acabara de assumir como coordenador político do governo e bateu pé por sua indicação. Hoje, os aliados de Renan costumam apontar para as derrotas do governo na Câmara argumentando que o grupo de Temer nada resolveu.

Pois bem. Os aliados de Cunha agora pretendem reforçar que, enquanto ele é denunciado por Janot, Dilma está fechando uma aliança preferencial com o PMDB do Senado. Com isso, Cunha busca reagrupar o PMDB da Câmara, incluindo Michel Temer, em torno de sua causa.

Vice-presidente da República e ainda coordenador político do governo, Temer resiste. Seu grupo não vêm motivos para um abraço de afogados com Cunha e também não quer desembarcar num momento de crise dando força às conspirações contra o governo. Mas também não vê com bons olhos a aproximação entre Dilma e Renan Calheiros.

No meio disso, a presidente da República terá que agir com muita habilidade. O PMDB sempre soube transformar sua divisão interna em crises para os governos que apoiava.

Autor: Tags: , , , , ,

19 comentários | Comentar

  1. 69 Ivan Brafman 22/08/2015 7:41

    Se você tem capacidade de raciocinar e é um pouco inteligente, com certeza irá ter um resposta clara, coerente e óbvia, para a seguinte pergunta: Se o Deputado Eduardo Cunha ( Presidente da Câmara dos deputados), apoiasse a Dilma Rousseff e suas manobras e manipulações, se Eduardo Cunha não tivesse posicionamentos independentes, contrariando as intenções da Dilma Rousseff, será que ele estaria sendo acusado por receber propina e teria alguns deputados do PT e de outros deputados comunistas pedindo que o mesmo seja afastado da presidência da câmara e que tenha seu mandato cassado? Eu sou o primeiro a refletir e a responder, minha resposta é NÃO, se Eduardo Cunha fosse um aliado e apoiasse a Dilma Rousseff, ele não estaria sofrendo toda essa pressão política.

    • p/Ivan Brafman. 24/08/2015 11:06

      Vocé tem razão… é exatamente o que está acontecendo com o Renan Calhorda…

  2. 68 ELI 20/08/2015 23:48

    CARO LEITOR SAIBA QUE HOJE MAIS UM DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO FOI OBSERVADO. O PT REMUNEROU SEUS MILITANTES COM OS IMPOSTOS QUE VC PAGA PARA LEVAR ÀS RUAS SEUS MILITANTES NESSA FRACASSADA MANIFESTAÇÃO PRÓ DILMA!!! ISSO É UMA VERGONHAAAA!!!!

  3. 67 eli 20/08/2015 23:42

    SÓ FALTAVA ESSA, DILMA, RENAM CALHEIROS E JANOT SE MACOMUNANDO PARA FORMAR UM BLOCO DE RESISTÊNCIA CONTRA AQUELES QUE SE OPOEM AO GOVERNO. BANDO DE CANALHAS!!! VÃO PAGAR NO INFERNO!!!

    • ISSO É MAIS UMA VERGONHA! 21/08/2015 1:00

      E O RENAN CALHEIROS, LULA, PALOCCI, DILMA, SENHOR JANOT?
      A OPERAÇÃO LAVA JATO É HISTÓRIA DO BRASIL, E NÃO PODE SER MANCHADA COM NENHUM ACORDÃO!

  4. 66 ANTONIO LIMA 20/08/2015 23:33

    O Cunha não é lobo e nem ovelha, mas tem uma memória impressionante, lida com o xadrez da política como ninguém, nem o Renan, Dilma e Janot juntos, não tem certeza absoluta da sua empreitada para derrubá-lo. Meu palpite é que neste jogo de poker, êle não está blefando, vai apostar à mesa, e os demais vai arrear, não vão pagar prá vê.

  5. 65 Ramos 20/08/2015 17:49

    Cunha é um homem de coragem, o melhor presidente que a Câmara já teve, está atendendo aos anseios do povo, o PT só quer saber de dinheiro ´, é só fingimento e mentira.

  6. 64 Até tu, Brutus? 20/08/2015 17:35

    Cunha, quando acuado, mostrou os dentes. Então esta é um boa oportunidade para sabermos do que ele realmente é capaz. Eu acho que ele não tem cartas boas na mão, então deve estar blefando. No máximo, teremos outro Roberto Jefferson. No mínimo, Cunha vai virar recheio de pastel. Digo isso porque, onde o Temer não se mete é porque o caminho não é seguro ou porque não leva à parte alguma. Meu palpite é o de que, a partir do momento que os parlamentares da câmara sentirem que o Cunha enfraqueceu, vão abandoná-lo à própria sorte. Se ele tem para jogar no ventilador, aí saberemos.

  7. 63 Jansen Pimentel 20/08/2015 14:48

    Estamos falando da elite e não de beneficiários do bolsa família, O Cunha vendeu o que pertence ao povo por 60 parcelas, se afogou nas denúncias e não encontrou boia de salvação, se apegou à esquerda raivosa abastecendo a crise com gasolina e agora vai ser “saído” pela própria esquerda raivosa, é assim: “me digas com quem andas que eu te direi quem és”, pra finalizar é melhor que saias Cunha porque o povo “MEREEEEECE RESPEEEEEEEITO”.

    • Marta 20/08/2015 16:09

      Corretissimo…

  8. 62 reinaldo 20/08/2015 13:39

    sempre tem um babaca que recebe alguma portaria pra ficar defendendo esse monte de ladrão do PT

    • jose luciano 20/08/2015 18:31

      OI amigo não se trata do PT e sim de deputados senadores de todos partidos envolvidos com falcatrua o próprio Aécio PSDB, também recebeu propina Não se engane não

  9. 61 sergei boronov 20/08/2015 12:36

    PITACO DO BORÔ:SÓ RESTARÁ AO CUNHA, NUM GESTO DE GRANDEZA ENTREGAR ALGUNS MINISTROS DO SUPREMO, ALGUNS DONOS DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO E OUTROS PODEROSOS.

  10. 60 david molero 20/08/2015 12:31

    A Pergunta: Como que a Dilma iria impedir a corrupção na Petrobrás se parte do dinheiro desviado abasteceu o caixa da sua campanha eleitoral? Ou vocês acham que a Dilma ficou sabendo da corrupção na Petrobrás assistindo o Jornal Nacional no Palácio do Ocaso???

    • sergei boronov 20/08/2015 12:42

      MEU CARO DAVI MOLEJO, VOCÊ SÓ ESTÁ SABENDO DA CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS PORQUE O PT NÃO ENGAVETA NADA. A DILMA E O LULA NÃO ALIVIAM COMPANHEIROS ENVOLVIDOS E O GOVERNA DÁ LIBERDADE PARA A PF, O MPF , O TCU E DEMAIS ÓRGÃOS DE CONTROLE PARA INVESTIGAR. O BRASIL DE HOJE É MUITO DIFERENTE DO PAÍS DOS COXINHAS. E SE VOCÊ FOR UM COXINHA SONEGADOR OU CORRUPTO TOME CUIDADO. A CHAPA TÁ ESQUENTANDO.

      • COXINHA COM A CHAPA ESQUENTANDO 20/08/2015 19:37

        NÓS COXINHAS DE TODO O BRASIL ESTAMOS COM A CHAPA BEM QUENTINHA PARA TORRAR TODAS AS RATAZANAS QUE INFESTARAM O PAÍS NOS ULTIMOS TEMPOS. A OPERAÇÃO LAVA-RATO ESTÁ DESENTOCANDO A BICHARADA E NÓS COXINHAS APOIAMOS A TUDO E TODOS QUE PONHAM OS RATOS PARA FORA DO NINHO. A AZEITONA DE NOSSA COXINHA, DIGO, DE NOSSA EMPADINHA, VOCES SABEM MUITO BEM QUEM É…

        • P/COXINHA COM A CHAPA ESQUENTANDO! 22/08/2015 19:58

          SERÁ QUE ESSA “AZEITONA DA COXINHA” RESPONDE PELA ALCUNHA DE BRHAMA ALI BABÁ APEDEUTA PORONGO 171 CORRUPTO?

      • Antonio Gramsci 20/08/2015 18:54

        Isso mesmo Sergei, tô contigo e não abro. É uma porrada de mané que não sabe fazer uma leitura política do que está ocorrendo, a direita já teve gente mais competente como Roberto Campos por exemplo. Hoje a mediocridade impera, só falam merdas, rapaz dá nojo de ler, são todos analfabetos políticos, triste Brasil.

  11. 59 antonio brandeleiro 20/08/2015 11:25

    É toma lá da cá desgraçado, Renan se aliou a mafia do governo, e Janot é um pau mandado da DIlma, e o País é o que menos importa para esses malandros do capeta.

    • Eu 20/08/2015 13:50

      Como pau mandado, e prendendo Ptista? Muitos acusam sem prova, o que é provado é exposto. O q tem contra Dilma e Lula (nao estou defendendo, mas perguntando)? Já sabemos que o PSDB não é investigado, diga-se lá Aloysio e Aecio. MAs podem continuar com o mesmo argumento (Ptralha, pago) não sou nada disso. Só penso, logo existo.

  12. 58 FERNANDO 20/08/2015 11:14

    De todos os males o Cunha é o pior.

  13. 57 adonias pereira filho 20/08/2015 11:05

    Existe rumores que nos proximos dias o Michel se afastará da articulação política. E sabido que tem um grupo do PSDB (aecistas) querendo namorar o PMDB, e o Eduardo Cunha, pode perder força. O Renan está ganhando tempo. Se o governo tivesse influencia nas investigações, não tinha petista nem empresário amigo de petista presos. A chapa tá esquentando e a núvem política se movimentando.

  14. 56 Júlio Reis 20/08/2015 10:36

    Coragem Cunha, impeachment já! Fora PT!
    Os indícios mostram que o PT também se beneficiou de toda a corrupção, você não é o chefão da corrupção e sabemos que Dilma de uma forma ou de outra tem que ser responsabilizada também.
    Isto tudo começou no governo do Lula e Dilma era presidente do conselho da Petrobras, mas isto é omitido por alguns meios de mídia para não perder o dinheiro do governo.

    • ROSSCLARK 20/08/2015 10:48

      Fora CUNHA… FORA CUNHA. Achacador… FOra Cunha….. FoRa CuNhA…. Bem feito… Esse é o verdadeiro bandi do congresso. Safado…

      • Gramsci 20/08/2015 19:19

        Ross, fique calmo, o Júlio só tem 10 anos de idade, quando ele nasceu só existia o governo do PT, ou então é cego, surdo e louco, ou mais ele poderia ter pego cadeia e ficado trancafiado mais de 30 anos e não viu nada no Brasil, não viu FHC engavetar mais de 85 CPIs, não viu FHC encobrir o caso Marka-Fontcidam, na crise das CC5 ele teve um mal súbito e dormiu por 20 anos, nas vendas das teles ele não viu Mendonça de Barros dizer que o que faziam era pura irresponsabilidade, não viu um bancário ficar bilhonário, não viu nada disso, então não podemos acusá-lo de nada, só um capacho desenformado.

  15. 55 teres virmond 20/08/2015 10:23

    Cunha vem causando grandes problemas para o governo desde a muito. Ele é o causador direto da supressão da CPMF, tirando da saúde, contando o tempo todo, mais de 500 bilhões de reais. Faz mal a todos. É um enviado do diabo. Está todo enrolado com a corrupção e acha, o cretino, q a Dilma tem algum poder sobre a justiça ou o MP. Nem na PF ela manda alguma coisa. Aliás, quem comanda a Polícia Federal é o Aécio. Daí ele não ser investigado nunca pelas suspeitas de tráfico de drogas.

    • jairo 20/08/2015 15:29

      ele nunca ira ser investigado também por FURNAS, e outras mazelas que fez e faz!
      Se ele recebeu das mesmas empreiteiras que doaram para Dilma porque ele não é investigado ou tem suspeição?

  16. 54 Antonio Leal 20/08/2015 10:17

    temos que saber votar!pra melhor os politicos

  17. 53 Antonio Leal 20/08/2015 10:13

    tudo é empurrado pra debaixo do tapete,enquanto o povo sofre
    até quando? temos que aprender votar

  18. 52 Ruy Teixeira 20/08/2015 9:56

    Que nojo.

  19. 51 CLAUDIO ABRANTES 20/08/2015 9:50

    O PMDB ESTA PLANTANDO MAL PARA 2018 VAMOS LEMBRAR DE TUDO ISTO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

    • Valmont Santos 20/08/2015 12:19

      É bom lembrar também na hora de eleger deputados e senadores.
      Hoje temos o pior congresso da história deste país. E esta é a causa fundamental da crise política que prejudica a todo o povo brasileiro. Elegeu-se Dilma Rousseff para governar e um congresso oposicionista e mercenário que está destruindo o Brasil.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.