Publicidade

terça-feira, 19 de maio de 2015 Congresso | 11:59

Governo teme armadilhas de Renan nas votações. Indicado para OEA corre mais risco

Compartilhe: Twitter

Os articuladores políticos do governo voltaram seus olhos para a pauta do Senado, nesta semana, com uma preocupação: há alguma bomba contra o governo pronta para ser detonada em alguma das votações como forma de dar o recado da insatisfação da base contra o Palácio do Planalto?

O principal foco dessas preocupações chama-se Renan Calheiros (PMDB-AL), exatamente o presidente do Senado e, portanto, o homem mais poderoso na Casa.

Renan tem dado sinais seguidos de sua revolta, mas, entre os assuntos a serem votados esta semana, não deu demonstrações de que irá aprontar surpresas. Isto, no entanto, não foi o suficiente para tranquilizar o Planalto.

Hoje, por exemplo, está prevista a votação em plenário do nome de Luiz Edson Fachin para ministro do Supremo Tribunal Federal. Em condições normais, o governo apostaria em cerca de 50 votos dos 81 senadores pela aprovação. Mas isto se Renan não tiver trabalhado nos bastidores contra. Aí será um resultado apertado tanto para um lado como para o outro, prevê a oposição.

Guilherme Patriota

Guilherme Patriota

E há um outro lugar onde Renan e seus aliados mais próximos podem plantar uma mina explosiva contra o governo: a aprovação de Guilherme Patriota para assumir a chefia da representação brasileira na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington.

Guilherme é irmão do ex-chanceler e atual embaixador do Brasil na ONU Antonio Patriota. E foi assessor de Marco Aurélio Garcia, assessor especial da presidente Dilma para Assuntos Internacionais.

É grande o temor no governo que ele tenha o nome reprovado apenas para marcar a insatisfação de boa parte dos governistas do Senado. Sabatinado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, ele foi aprovado pela apertada margem de sete votos a seis.

Por incrível que pareça, a reprovação de Patriota seria o mal menor pára o governo a esta altura.

Porque também já estão na lista de espera dos senadores temas muito mais bombásticos, como as medidas provisórias do ajuste fiscal.

A MP 665 — que endurece as regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso — está na pauta do plenário desta semana. A 664, com as regras para a concessão de pensão por morte e auxílio-doença, ainda está sendo concluída na Câmara, onde foi incluída a derrubada do fator previdenciário.

Há um movimento liderado por alguns senadores petistas que ameaçam derrubar a 665 se o governo não se comprometer a não vetar o fim do fator previdenciário. Renan & Cia poderiam tranquilamente pegar carona neste movimento e lançar a culpa da encrenca sobre o PT.

Mas antes dessas duas votações, os senadores decidirão ainda sobre a MP 663, que amplia o limite de recursos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá emprestar com subvenção econômica da União.

Em qualquer dessas MPs há inúmeras possibilidades de pequenas e grandes vinganças/surpresas da base governista contra o Palácio do Planalto. E as demonstrações de revolta de Renan Calheiros deixam o governo pra lá de preocupado.

Por outro lado, a situação de Renan também não é fácil.

Entre os caíques do PMDB, ele é o que está mais isolado. Está em guerra aberta com o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e vive uma disputa constante por protagonismo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Perder completamente a interlocução com o governo o colocaria numa situação perigosamente frágil, num momento em que está sendo acossado pelas acusações de envolvimento na Operação Lava Jato.

O mesmo argumento tem sido usado pelos que afirmam que não valeria a pena para Renan trabalhar abertamente contra Fachin, quando mais adiante pode vir a precisar dos ministros do Supremo Tribunal federal, onde inevitavelmente vai para o julgamento da Lava Jato.

Em outras palavras: as votações no Senado esta semana e na próxima prometem emoções puras. Ao governo, à oposição e, até, ao país.

Autor: Tags: , , , , , , , , , , , ,

20 comentários | Comentar

  1. 70 carlos alberto 19/05/2015 20:08

    todos os políticos tem rabo preso com alguém., menos com o Brasil., pois se assim o fosse, os interesses públicos estariam em primeiro lugar, mas não é e acho que se algum dia foi, isto se deu com pouquíssimos patrióticos políticos, que não mais estão na vida pública. É evidente que se um membro do STF for indicado pelo executivo, existe sempre por traz, uma onda de gratidão e benevolências a serem pagas no futuro. Fachim, ou qualquer outro que fosse indicado por mais que não queiram achar, é da natureza humana o sentimento de gratidão, que coloca em risco o sentimento público que deveria nortear suas ações. Enquanto não houver mudanças na forma de acesso ao STF, que deveria ser por mérito e tempo de magistratura como é hoje as promoções internas da magistratura no judiciário comum, tais aberrações continuarão a se perpetuar, e não ocorre mudanças, porque é bom para quem deseja ter no mínimo uma atenção maior quando estiver como réu na frente destes magistrados.

  2. 69 Oiluteg 19/05/2015 20:02

    O problema é que todos nos estamos se F……… e eles estão cagando e andando para todos nos, nem, sei mais o que fazer, com tantas incompetências nesse Brasil, sil,sil,sil,sil.

  3. 68 Luiz Alberto 19/05/2015 19:01

    Além da matéria revoltante ainda tem que se aturar comentários pra lá de imbecis. Haja estômago!!

  4. 67 JOSÉ EVANGELISTA 19/05/2015 17:48

    Renan Calheiros tem o apoio de todos os brasileiros ao tentar barras os nomes de FACHIN para o STF e esse tal de PATRIOTA para a OEA. O PT que aparelhar as instituições e está errado.

  5. 66 Amazonas 19/05/2015 17:42

    Vcs do pt, deveriam ficar calados, ter vegonha de defender esse partido pau de galinheiro, não bastace o MENSLÃO, e agora o PETROLÃO, não tem essa de imprenssa golpista, é o ministério público, policia federal, e a justiça que demonstrão a robalheira que esse partido efetuou na petrobras. Não joguem a culpa nos outros, falem para a Dilma deixar de mentir para o povo brasileiro, pois, ela é do partido de vc.

  6. 65 luiz calabreza 19/05/2015 17:31

    Antonieta, se é este mesmo o seu nome, o RENAN é capacho da sua patroa, não é “coxinha”..alias se coxinha for todo mundo que não vota no PT CORRUPÇÃO & CIA, então tou dentro e caio de boca em uma…

  7. 64 Antonieta 19/05/2015 16:15

    Não dá pra entender esses coxinhas, pois Fachin é jurista de carreira, membro da academia de letras, e tem doutorado no Canadá, será que ele é incompetente ? Quanto a sua imparcialidade basta ver que tem apoio político do Beto Richa do PSDB/PR, e do tb jurista renomado Ives Gandra Martins que inclusive é publicamente opositor ao governo Dilma. Para eles bom era o STF nomeado pelo FHC/PSDB que absolveu o Collor

    • Osmar Neves 20/05/2015 23:05

      Mas o Collor não é aliado de vocês? E também tenho a impressão de que o que foi roubado no governo Collor é dinheiro de pinga perto do rombo causado pelos canalhas petistas…

    • ricardo lima 19/05/2015 19:11

      Muito melhor ser coxinha que PTralha , vagabundos

    • NEY 19/05/2015 17:22

      KKKKKK !! ALIENAÇÃO PTISTA !! OBS. NÃO SOU COXINHA MUITO MENOS ALIENADO DO MUNDO , PRESO EM UM DISCURSO ABSTRATO E SEM SENTIDO !!!!

  8. 63 heraldo 19/05/2015 16:08

    estamos criando outro antonio carlos magalhaes, esse sr. foi porta voz de fernando collor, o que se pode esperar desse cidadão, por mim ja teria sido caçado a muito tempo.
    até os boi da fazenda dele é fantasma.

  9. 62 Marcos Santos 19/05/2015 16:00

    O que se discute é ridículo, pois temos que por as coisas no lugar, aprovar o Fachin é mais um absurdo PeTista quantos outros que foram nomeados a exemplo do Lewandowisky, Toffoli, Barrozinhooo, entre outros, o que o LuLLa/DiLLma/PT querem na realidade é aparelhar o STF, pois haja visto que ficou muito claro quando o saudoso Ministro Joaquim Barbosa (saudoso pela condução de todos os processos, pois ele não morreu), foi chamado de traidor pelo próprio LuLladrão, pois ele e o PT achavam que ele deveria votar a favor dos MENSALEIROS, e só deixou o STF que com certeza estava sendo ameaçado de morte pela facção PeTista, portanto esta é uma situação, a outra é que o Renan foi sempre o cordeirinho do PT e de quem esta de plantão governando, e foi apunhalado pelas costas por estes que são os maiores traidores de nossa nação, pois implantaram o maior sistema de corrupção já visto além de implantarem a dependência total do estado, para um povo sofrido e de pouca cultura tornado a região nordeste novamente refém de um sistema de voto de cabresto, então hoje ele Renan está apenas de uma parte jogando para o interesse do povo e de outra tentando salvar a sua pele dos lobos petistas que acabam devorando quem estiver no seu caminho também para livrar a própria pele, este toma lá dá cá é fruto do LuLLoPeTismo que quer se perpetuar no poder as custas de nossos esforços, pois são os maiores enganadores que já assumiram um governo nestes mais de 500 anos de nossa história. Vamos torcer para que o Fachin volte as origens e não saia de lá, MST, Stédile e o exercito de LuLLadrão.

    • Dorival Neto 19/05/2015 18:47

      A partir de hoje deixo de ler este blog, cujos comentários cada dia é mais tendencioso. A insatisfação com o governo deveria ser demonstrada com argumentos que pudessem contribuir de alguma maneira para que se pudesse refletir na busca de como melhorar o nosso país e não esse monte de besteiras que é descrito sem nada de bom acrescentar.

      • Osmar Neves 20/05/2015 23:06

        Fora PT!

    • Denilson 19/05/2015 17:50

      Você só esqueceu de um detalhe o ministro Barbosa também fui indicado pelo Lula(PT). E no entanto teve total independência. Logo este argumento de que só porque foi indicado pelo presidente da republica já coloca o mesmo a serviço é falho.

    • Cícero 19/05/2015 16:25

      O que deve ser correto pra você, é o Gilmar Mendes, indicado pelo FHC, fazendo política, descaradamente, ao chegar ao ponto de sentar em cima de um processo, a mais de um ano e que já foi vencido por 6 votos a 1, entre outros absurdos. Você esqueceu de citar Joaquim Barbosa, seu futuro candidato a presidência. Deixa de ser alienado e escrever besteira e vai estudar e se informar melhor, cara, ao invés de ficar como papagaio, replicando aquilo que lhes passam, com os interesses, que sei, quem os defendem.

      • Tunim 19/05/2015 17:13

        Site chapa branca não vale

  10. 61 Marcos Santos 19/05/2015 15:58

    O que se discute é ridículo, pois temos que por as coisas no lugar, aprovar o Fachin é mais um absurdo PeTista quantos outros que foram nomeados a exemplo do Lewandowisky, Toffoli, Barrozinhooo, entre outros, o que o LuLLa/DiLLma/PT querem na realidade é aparelhar o STF, pois haja visto que ficou muito claro quando o saudoso Ministro Joaquim Barbosa (saudoso pela condução de todos os processos, pois ele não morreu), foi chamado de traidor pelo próprio LuLladrão, pois ele e o PT achavam que ele deveria votar a favor dos MENSALEIROS, e só deixou o STF que com certeza estava sendo ameaçado de morte pela facção PeTista, portanto esta é uma situação, a outra é que o Renan foi sempre o cordeirinho do PT e de quem esta de plantão governando, e foi apunhalado pelas costas por estes que são os maiores traidores de nossa nação, pois implantaram o maior sistema de corrupção já visto além de implantarem a dependência total do estado, para um povo sofrido e de pouca cultura tornado a região nordeste novamente refém de um sistema de voto de cabresto, então hoje ele Renan está apenas de uma parte jogando para o interesse do povo e de outra tentando salvar a sua pele dos lobos petistas que acabam devorando quem estiver no seu caminho também para livrar a própria pele, este toma lá dá cá é fruto do LuLLoPeTismo que quer se perpetuar no poder as custas de nossos esforços, pois são os maiores enganadores que já assumiram um governo nestes mais de 500 anos de nossa história.

  11. 60 NANAI BAHIA 19/05/2015 15:16

    O que não falta neste pais é PSICOPATAS E ANALFABETOS POLÍTICOS que não querem enxergar que essa ROUBALHEIRA NA PETROBRAS começou com o PSDB, já que estão com seus Cérebros adulterado pela MÍDIA GOLPISTA.

    • Luis Carlos 19/05/2015 16:21

      Digamos que isto seja verdade o fato da roubalheira ter começado no governo do PSDB. Isto é motivo para ela ter continuado e aumentado no governo do PT?
      Outro detalhe, se ela começou no governo do PSDB, o PT teria a obrigação de ter investigado e colocado na cadeia os culpados. Não fazer isto é crime de responsabilidade. Depois de mais de 12 anos nada foi feito! Por que?

      • ricardo lima 19/05/2015 19:15

        Maravilha……kkkkk

  12. 59 antonio salustiano 19/05/2015 15:03

    È duro aguentar a soberba do Renan Calheiros, será que ninguém se lembra quando da sua Renuncia para não ser CASSADO. GENTE FINA

  13. 58 Luiz Antonio 19/05/2015 14:03

    Sem o admirador da Dilma no STF, sem FACHIN!!!!!!!

  14. 57 Ojuara Reis 19/05/2015 13:39

    Essa munganga toda que ele está fazendo é prá ver se escapa da Lavajato. Mas Janot está preparando uma bela trolha prá empurrar nele. Esse canalha não perde por esperar.

  15. 56 MANOEL LINO DE AVILA NETO 19/05/2015 12:57

    Se ele votar contra tanto para colocar o ministro do stf quanto para as medidos impopulares (contra todos os trabalhadores, merecem ser rejeitadas todas), aí ele vai se redimir junto aos trabalhadores, pode até se candidatar para presidente em 18, apesar de ser um ficha suja.

    • Antonio Celso Alencar 19/05/2015 13:09

      Santo Deus, quanta bobagem… Santo Deus!

  16. 55 PEDRO 19/05/2015 12:57

    É um poço sem fim e caímos! O que esperar de um país onde o chefe do STF diz que o brasileiro recorre muito aos tribunais? Onde e como chegamos a isso? Parabéns a todos que contribuem com o jeitinho brasileiro “atestado de incompetência” e falta de patriotismo.

  17. 54 sonia cristina de souza graça 19/05/2015 12:52

    Não entendo porque meus comentários são censurados! FORA FACHIN!!!!!

    • maria 19/05/2015 14:48

      concordo com Sonia, temos que limpar o STF colocando cidadãos livres de politicagem , com bagagem tecnica. Chega de um tribunal comandado pelo executivo , QUE CONSULTA AS BASES POLITICAS ANTES DE JULGAR UM PROCESSO QUE ENVOLVA INTERESSES DO GOVERNO.

      STF TEM QUE TER AUTONOMIA TOTAL

      Basta de arranjos !!!!

  18. 53 João Maurício Araujo 19/05/2015 12:46

    É lamentável se lê uma matéria como essa e analisar quais são os interesses dos envolvidos em todo conteúdo; apenas os próprios interesses pessoais de cada um deles que foram eleitos para nos representarem e só representam eles mesmos, não tão nem um pouco preocupado com o país ou a sociedade é só apenas eles ou se não eles mesmos isso me deixa envergonhado.

  19. 52 sonia cristina de souza graça 19/05/2015 12:39

    Fico na esperança que verdadeiros interesses pela nação, não apenas interesses em “sangrar” um governo que ninguém acredita, ninguém deseja mais, mas o desejo sincero de tirar este mal maior, que é o PT, seja o que move o nobre Senador… Fora Fachin!!! Imaginem o país quebrando geral, todos os empresários fechando as portas, partindo para países onde não se paga tanto encargo para produzir (é o que está acontecendo na Venezuela), como manter a arrecadação? FORA FACHIN!!!!

  20. 51 Luiz 19/05/2015 12:28

    Esse Renam Canalha, ainda não está PRESO, o país atrasado, lá fora já tinha sido FUZILADO ….. piada Presidente do Senado………………que MERDA !!!!!!!!!!!!!

    • MANOEL LINO DE AVILA NETO 19/05/2015 12:59

      Se conseguir derrubar estas medidas impopulares e não deixar o candidato a ministro ser escolhido, será redimido junto aos trabalhadores.

    • sonia cristina de souza graça 19/05/2015 12:51

      Sr. LUIZ, concordo que o nobre senador já deveria ter sido punido por seus atos notórios, porém, como isto não aconteceu, devemos crer que o Exmo agora está se redimindo e fazendo o papel que lhe cabe politicamente em nossa “Rés-pública”, (prostituída, roubada, vilipendiada pelos que nós elegemos para protegê-l ), mas neste momento ele está indo muito bem aos olhos atentos dos que desejam imprimir derrotas neste PT que conseguiu destruir nosso maior patrimonio, A PETROBRAS, deseja acabar com a iniciativa privada e os bens privados, comunizar o país, e Renan é nossa única chance antes de haver uma INTERVENçÃO MILITAR ! FORA FACHIN!!!!

      • Alex 19/05/2015 15:57

        Sônia, vc tem um excelente português, e me parecia fazer comentários sensatos. Mas ao dizer que Renan Calheiros está se REDIMINDO. Comecei a gargalhar.
        Se o problema do Brasil fosse apenas um partido político, estava fácil de resolver. O problema estão em todos os partidos. Na lava-jato tem pra todos os gostos e estados. PT não roubou nada SOZINHO!!!!!

        • Osmar Neves 20/05/2015 23:10

          O PT só foi o líder da quadrilha, o Fernandinho Beira-Mar do Petrolão! Fora PT! Fora sabujos petistas!

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.